03 dezembro 2007

[mais pedaços]


Tem certas pessoas que a gente afasta mesmo. Se tem algo que eu odeio e já expus trocentas vezes essa opinião é aquela história de ficarem usando frases de "O pequeno príncipe" para garantir que meu coração seja tocado pela culpa de não cuidar dos amores alheios do jeito que os outros acham certo. Eu não sou responsável pelo que eu cativo.

Não existe essa responsabilidade tão unilateral. Mas sempre sou eu a ouvir esse epitáfio nojento. Se eu não consigo manter as pessoas por perto ou mesmo se eu dou um jeito de me afastar de algumas, isso não me faz um monstro insensível. O que eu sou, então? Aí eu já não sei. O certo é que nem sempre eu quero estar perto das pessoas, mesmo que a minha carência me faça possuir carteirinha do clube e tudo.

Adoro ter gente na minha casa, chegar e ver alguém lá dentro. Não sei se está lá porque moro perto da UFPI, não sei se foi porque se sente bem ali. O certo é que me faz bem ter gente comigo e não preciso saber os motivos dela para isso. Mas, morar sozinho não me faz querer estar sempre na rua, me refestelando em festas e animações mil. É, adoro gente por perto, adoro a sensação de ter quem eu gosto comigo.

Porém, não ter uma família faz com que as pessoas te julguem sem vontade própria, simplesmente porque você não terá uma mãe te ligando na madrugada para dizer que é hora de voltar. Mas eu tenho de voltar, eu tenho de ficar, eu tenho família. E não é por conta disso que deixei de querer estar com outras pessoas, gostar delas, amá-las até.

Eu falo muito isso, claro, porque eu me sinto culpado. Meu distanciamento natural não tem nada de falta de amor. Aliás, toda aquela história de intensidade confirma que eu sinto o que eu digo. Amar para mim é fácil, o difícil é continuar amando. Então, eu deixo. Não gosto de autoflagelação, aí eu entrego para quem pensa demais. Não é egoísmo, é auto-preservação.

Não concebo amor com sofrimento. São sentimentos muito díspares, que não tem necessidade de estarem juntos. Então, seja em relações carnais ou de amizade, tudo tem um fim, acaba, it's over, baby! E ficar naquele remanso de ressuscitação só faz como que percebamos cada vez mais o que o outro não tem mais nada a oferecer a nós mesmos e nos seguremos no que, no início, fez com que ficássemos amigos (amor sem sexo = amizade, mas continua sendo amor).

Amigos para sempre? Pode ser... não deixo jamais de ter um sentimentozinho aceso que permita que eu acredite nisso. Mas ainda opto pela praticidade. Mesmo que ela venha envolta de uma culpa suprema e uma dor galopante... que passa. E eu perdi o eixo desse falatório todo, misturei tudo e, de novo, não sei por quê estou tocando nesse assunto... Mas ele volta...

5 comentários:

Mia disse...

Se o assunto é recidivante, é porque alguma coisa relacionada a ele te inquieta - e muito... Freud serve para alguma coisa que não seja relacionar tudo aos aspectos sexuais do ser humano... não gosto dele, sinceramente.
Enfim... concordo com uma boa parte do que vc falou, tipo, os 3 primeiros terços do texto, de repente os 4... não tenho certeza, mas concordo com vc. As últimas partes meio que mostram a sua inquietação, tipo, vc querendo se compensar com o amor, com a amizade e talz...
Ui, viajei... e vai que nem é nada verdadeiro kkk

=****

Anônimo disse...

Discutia exatamente isso ontem com uma amiga: pessoas que vêm e vão. Muito chato remoer certas coisas e o nosso papel na vida de outros é uma das tais coisas chatas de se pensar. Compartilho boa parte do seu raciocínio, caro Rafa.

Abraço!

O outro

Lucy, disse...

Eu já te disse que sempre fui mal acostumada, pq sempre tive os mesmos amigos desde muito nova...e eu não acho que querer se afastar seja necessariamnete ruim, as vezes é o que salva uma amizade, eu valorizo mesmo a sesação de sentir falta, mesmo que seja se prolongada mito ruim, por que a gente começar ver aquela mágica inicial nas pessoas...
E quando eu tava lendo o teu texto eu só lembrei de uma imagem:
é o fardo de todos!
http://img156.imageshack.us/img156/3571/myartcomics3of6.jpg

Lucy, disse...

http://img156.imageshack.us/my.php?image=myartcomics3of6.jpg

Anônimo disse...

não acho que tu seja um monstro, só um grande egoísta.